Como levantar os seios

Homens atualmente consideram os seios como o grande atrativo da mulher e, por isto mesmo, todas as mulheres transformam a beleza dele como a sua grande fonte de preocupação. Bilhões de dólares são gastos atualmente em procedimentos cosméticos e cirúrgicos para devolver aos seios o sex appeal necessário para o enquadramento nos padrões estéticos contemporâneos, caracterizados cada vez mais pelo culto ao corpo feminino adolescente.

1- O que são seios caídos?

Os seios caídos são o resultado do processo natural de envelhecimento, mas não só isto, também pode ser encarado como um sintoma do processo de maturidade sexual, deflagrado na plenitude da idade adulta. O conceito de seios caídos vai desde os bonitos, até os extremamente flácidos, tudo depende do meio em que a mulher vive, do seu tipo de relação com o corpo e da aceitação incondicional dos estereótipos de beleza.

O conceito de seios caídos varia no espaço e no tempo e depende do grau de erotização que uma determinada sociedade humana dá a eles. Entre os indígenas e aborígenes, esta noção não tem qualquer sentido porque o valor erótico que eles dão às mamas é nulo.

Prótese de Silicone

Prótese de Silicone

Contrariamente, na sociedade de consumo os seios redondos, cheios e empinados adquirem uma importância que extrapola qualquer valor razoável, o que move milhares de mulheres sem qualquer problema de ordem estética às mesas de cirurgia, porque são impulsionadas pela busca compulsiva do corpo perfeito.

2- A amamentação faz o seios caírem?

Estudos recentes realizados na Universidade de Kentucky e chefiados pelo cirurgião plástico Dr. Brian Rinker sugerem que não há correlações diretas ente os episódios de amamentação e a decadência dos seios. O Dr. Rinker encontrou mais relações entre o vício de fumar e a flacidez do que entre a amamentação e seios caídos. O estudo ressalta que em casos de múltiplos filhos a coisa pode mudar de figura.

Momento de prazer
Creative Commons License photo credit: Walbron

3- Fumar deixa os seios flácidos?

Mais uma prova contundente de que o fumo não só mata as pessoas, como as deixa mais feias e velhas. O Dr. Rinker enfatizou a estreita conexão entre seios caídos e o tabagismo, porque o cigarro tem o poder de quebrar uma proteína constituinte da pele chamada elastina, que é o que confere à pele jovem a elasticidade e a bela aparência e, adicionalmente, é um fator que possibilita a sustentação dos seios.

3 of 3
Creative Commons License photo credit: sindändùne

4- O sutiã ajuda a manter os seios firmes?

Sim e não. Se por um lado os ligamentos que mantém a firmeza dos seios precisam ser exercitados diariamente, por outro, estes mesmos ligamentos sofrem rupturas quando o seio é submetido a balanços violentos. O recomendável é que a mulher nem passe a usar sutiã 24 horas por dia e nem deixe de usá-lo. O uso ou não vai depender do tipo de atividade que a mulher está exercendo no momento. Para evitar a atrofia dos tendões responsáveis pela suspensão dos seios, não é recomendável que a mulher use sutiã todo o tempo e muito menos ao dormir.

5- A corrida pode fazer os seios caírem?

Sim. As mulheres que praticam exercícios de corrida e ginástica aeróbica precisam tomar um extremo cuidado com tipo de sutiã a ser usado. Ele deve ser projetado especialmente para exercícios físicos de modo a evitar oscilações muito radicais que vão romper os ligamentos que dão consistência aos seios.

6- O que é a involução dos seios?

Quando as mulheres amamentam, as suas glândulas mamárias se intumescem num processo natural. Quando param de amamentar, algumas mulheres experimentam um “murchamento†dos seus seios, principalmente aquelas que tinham seios pequenos antes da gravidez. A dimensão da involução das glândulas mamárias pode causar o efeito “ovo fritoâ€, ou seja, mamas pequenas, murchas e caídas. Felizmente este efeito terrível não é a regra.

Escultura em mármore no Parque Municipal em BH
Creative Commons License photo credit: Andrea Fregnani

7- Como posso manter os seios firmes através da alimentação?

Quem tem a sua dieta à base de lixo (fast-food), refrigerantes, bebe e fuma, não pode nutrir esperanças de que vai escapar do envelhecimento precoce. Caso você queira mudar o seu padrão alimentar, aqui vão algumas dicas:

Seios saudáveis e bonitos dependem exclusivamente da saúde da pele e dos ligamentos localizados abaixo dela. Então, alimentos ricos em vitamina C são essenciais para a síntese do colágeno, assim como a ingestão de óleos não saturados que vão evitar o ressecamento da pele. Ademais, uma dieta rica em vitaminas é a condição sine qua non para a boa saúde da pele, logo essencial para levar os seios empinados para além dos 40 anos.

8- Os homens perdem a atração sexual por mulheres com seios caídos?

Há duas classes de homens. Os unicamente interessados no corpo vão preferir o usufruto eterno do frescor da juventude. Logo, estes rejeitarão terminantemente qualquer sintoma de envelhecimento. A outra classe masculina, além de se atrair pela mulher como um todo, em seus encantos físicos e psicológicos de mulher madura, não se ressente dos efeitos do tempo sobre as formas femininas.

9- O que posso fazer para retardar o máximo possível o decaimento dos seios?

Algumas coisas são catastróficas para a saúde dos seios: sol em excesso, uso intensivo de sutiãs, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse, etc. Os exercícios devem ser no sentido de manter os músculos peitorais tonificados e um dos melhores para isto é a realização de seqüências de movimentos com os braços como se fosse voar. Com a idade, os condutos lácteos vão sendo substituídos por gordura, o que gera a flacidez. O objetivo dos exercícios peitorais é substituir este superavit gorduroso por músculos.

10- Uma vez caídos, há algum método natural para levantar novamente os seios?

Não, pelo menos se formos levar à risca o conceito estrito de seios caídos, que significa aqueles que perderam muita massa, seja em consequência do efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda), seja como resultado da amamentação em mulheres que já tinham seios pequenos. Devolver a forma e a massa que já não existem é uma tarefa que só pode ser realizada pela cirurgia plástica.

Último lembrete: lembre-se, que se você é fumante, o cirurgião plástico vai se recusar a operá-la, pois na situação altamente provável da operação fracassar, você vai tentar processá-lo por erro mÃ&co

  • Ritinha

    Nossa!acho meus seios caídos, mas eles estão bem mais pra cima que a maioria das minha vizinhas que são todas siliconadas, logo, fiquei mais aliviada. Gostaria de saber qual a classificação exata de um peito caído, agora fiquei em dúvida se os meus estão.

  • Amiga

    Bom,gostaria de saber pq fiquei com os seios deformados,que quando amamentei tive grandes problemas de infeccçoes nos mamilos,e ai minhas filhas so mamaram em um só seio.Hj ja não amamento mais e os meus seios ficaram um maior que o outro e hj tenho vergonha deles,de ate mesmo tomar banho com meu marido.Sera que tem alguma coisaue eu possa fazer pra que eles nao fiquem tao disiguais?me ajudem por favor!

  • katia

    Ha uns três ano, apareceu uma bolinha no bico do meu seio. Essa dita bolinha cresceu; ela é mole e dói ao ser apertada, e é do tamanho de um grão de feijão.
    Oque seria isso?
    Alguém já passou por isso?
    Tenho a sensação de que ela está crescendo.
    No periodo em que ela surgiu eu tinha começado a tomar anti-concepcional e tinha emagrecido 20 kg em 8 meses; com redução das porções na minha alimentação; sem acompanhamento médico.
    Me digam algo para que eu me tranquilize!!!!

  • Solange

    o sus entrega proteses para mamoplastia?

    • Sidineia Luz

      Acho que nao amiga

  • LUciana

    QUERIA SABER SE SOR O SILICONE LEVANTAR OU NÃO PEITOS CAIDOS ? DESCULPA . MAS , GOSTARIA DA RESPOTA DE UM PROFISSONAL

    • CARLOS GERMANO

      LUCIANA,

      OLA SOU DR CARLOS GERMANO CRM7634/SP E TRABALHO COM SILICONE NOS SEIOS TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES. MAMOPLASTIA JUNTO COM UMA PLASTICA REDUTORA DE EXCESSO DE SEIOS LEVANTA SIM OS PEITOS E SEU MARIDO VAI GOSTAR.

      ME PROCURE NA CLÍNICA PARA MAIORES INFORMAÇÕES
      DR. CARLOS GERMANO