Instalação da GVT TV

A GVT é muito conhecida pela sua excelência em banda larga, agora chegou a GVT TV. Existem várias empresas de TV por assinatura no Brasil. Depois de passar por Sky, Via Embratel e Oi virei cliente e fizeram a instalação da GVT  TV.

Tudo começou pelo processo de conseguir algum desconto na assinatura da GVT TV. A GVT tem três planos de TV por assinatura e todos tem canais HD inclusos, além do OnDemand, OutraChance e outros serviços super bacanas que superam a concorrência, atualmente.

Agendamento

Assim que assinei, me informaram que em até 24 horas alguém da área técnica ligaria fazendo o agendamento da instalação que seria efetuada em até 10 dias úteis. A GVT pisou um pouco na bola e não entrou em contato nas 24hs, muito menos nas 48hs que prometeram quando liguei no segundo dia cobrando algum retorno. Para minha surpresa, ainda no segundo dia ligaram agendando a instalação para 5 dias úteis, aceitei e a GVT voltou aos trilhos, conforme combinado.

Surpresa! Podemos instalar hoje?

Outra surpresa aconteceu quando no terceiro dia, umas 8hs da manhã, me ligaram perguntando se a instalação da GVT TV poderia ser feita ainda no mesmo dia, adiantando assim o agendamento inicial. Como estava em casa trabalhando, aceitei na hora e na mesma ligação já me avisaram que a instalação era um pouco mais demorada que de outras operadoras, podendo levar até umas 8hs para execução.

Instalação da GVT TV

A instalação foi executada por 3 técnicos, todos funcionários diretos da GVT de Joinville. Todos devidamente uniformizados, com todo o equipamento necessário e identificados com crachá em lugar visível. Assim que chegaram confirmaram velocidade contratada, plano contratado e número de pontos, antes de instalar.

Cabe deixar explícito aqui que a GVT é a única operadora que percebi – até o momento – que utiliza instaladores que são funcionários da própria empresa, em vez de empresas terceirizadas que geralmente saem instalando antena até dizer chega, sem muito compromisso com qualidade. Estas empresas credenciadas ganham por instalação, então fazer apontamento adequado, ajuste fino de posicionamento da antena é luxo. O importante é instalar e receber, aposto que você já foi vítima disso, não?

Antena DTH da GVT TV

Antena DTH da GVT TV

No início da instalação, os técnicos concentraram em conjunto na montagem das duas antenas. A GVT usa uma antena mini parabólica de 60cm para a banda KU no sistema DTH (Direct to Home) com LNBF mono ou multiponto conforme o número de pontos contratados, a outra antena é uma antena de 18 elementos direcional de 120cm para o sistema UHF DTT (Digital Terrestrial Television) onde você sintoniza no decoder os canais HD locais na sua cidade.

Cabos, muitos cabos

Um dos incovenientes do sistema adotado da GVT é o excesso de cabos, splitters e joiners. Basicamente vem dois cabos das antenas de DTH e DTT (sinal do satélite e de HDTV local, respectivamente) que são misturados num joiner num único cabo que vai descer até onde está o ponto principal.

A GVT usa o sistema IPTV que não precisa de autenticação por NAGRA ou qualquer outro tipo de cartão com chip. Toda a autenticação do sinal é feita pela internet num equipamento chamado PowerBox. O Powerbox recebe o cabo de telefone RJ45 e além de fazer a autenticação HPNA, faz também já a sua autenticação ADSL2+ e forneçe sinal Wireless N 130Mbps para a sua residência, eliminando assim necessidade de modem ADSL e roteador Wireless.

Triplexer com cabos da GVT TV

Triplexer com cabos da GVT TV

O cabo que tem os sinais misturados das antenas de DTT e DTH é somado com o cabo de HPNA que vem do PowerBox, totalizando ai quatro cabos! É muito fio, e todos são ligados no decoder, que fornece conexão HDMI 720p com a sua TV.

Apontamento com o Satélite

O apontamento da antena para ficar alinhada com o satélite segue o padrão de qualquer outra operadora de TV por assinatura. A GVT utiliza o satélite Galaxy 11 – Intelsat 805 em 55.5w, que fica entre o sinal do satélite da Via Embratel e o da Sky, bem próximo ao sinal da parabólica comum.

Para fazer o apontamento os técnicos da GVT utilizaram o satélite finder, muito conhecido que faz vários bipes conforme vai localizando cada satélite. Não tiveram muito sucesso pois o QS ficava entre 65 a 68, que apesar de ser bom não é um QS excelente no decoder.

Utilizaram então um equipamento digital que vai preso ao pulso e dá o QS automaticamente na hora do apontamento já no pulso do instalador. Foi questão de 15 minutos e conseguiram deixar a instalação com um QS de 92, que me permite assistir TV mesmo com temporais caindo lá fora, coisa que não é posssível no sistema DTH quando um apontamento com ajuste muito fino não é utilizado.

Avaliação Final

Apesar da quantidade de fios acima do normal – necessidade do sistema híbrido de IPTV + DTH + DTT – a instalação correu sem maiores problemas, antes do prazo agendado e com um QS respeitável, perto de instalações de outras operadoras que já havia contratado anteriomente.

Se você procurar pela internet, vai localizar vários relatos negativos da instalação da GVT TV, e acredito que eles realmente aconteceram num momento onde a GVT ainda está se consolidando como operadora de TV por assinatura. Com certeza, frutos de equipes de instalação despreparadas e de confusão de informações na central de atendimento.

Enfim, tive a sorte de ter uma equipe preparada e que aparentava saber o que estava fazendo. Poucas horas antes da instalação encerrar, um supervisor da GVT visitou minha residência e acompanhou o apontamento do satélite, inclusive orientando um pouco a equipe de instalação para um melhor resultado final.

Como foi a instalação da GVT TV na sua casa? Deixe sua opinião nos comentários!

&a

  • Adilson Pereira

    Sou assinante da Via Embratel e queria saber se estão cobrando algum valor referente a instalação da GVT TV para quem ainda não é cliente. sabe me informar?

    • Marcelo Rodrigo

      Adilson,
      Não paguei nada pela instalação, não teve custo algum na fidelidade de 12 meses.

  • Felipe

    Legal, solicitei hoje instalação da GVT TV aqui em Curitiba. Vamos ver como vai ser a qualidade da instalação

  • edison

    atraso muito atraso para instalação hoje é o 12° dia de espera depois de seis ligações cheias de promessas e até agora não cumpridas eles ainda estão muito despreparados talvez daqui a dois anos seja boa.

    • Marcelo Rodrigo

      Edison, realmente … estão começando e esta bagunça do setor de agendamento x setor técnico é bem grande nesta fase inicial.

      Lembro quando assinei a Via Embratel há pouco mais de 2 anos, também era bem bagunçado assim. Passando esta fase ruim e bagunçada até a instalação, a GVT TV é só alegria, muito superior a outras operadoras, atualmente.

      Minha dica é colocar a Anatel na causa, resolve rapidinho (como foi comigo)
      Boa sorte!

  • Aderson

    Amigo, qual o decoder que a GVT usa na instalação?

    • Marcelo Rodrigo

      O decoder da GVT é um SagemCom DSTIH78 HD e o RSTIH89-500
      O primeiro é o mais utilizado, o segundo é o que tem função DVR para gravação de conteúdo HD.

      Ambos são homologados pela Anatel

  • Jeferson

    Muito bom seu post, bem detalhado.

    Sobre a instalação, poderia tirar uma dúvida? Por qual tubulação passam os cabos coaxiais (2 pelo que entendi, DTT e DTH)? Seria pela tubulação do telefone? Ou pela tubulação da antena de TV?

    Outra coisa, no meu caso, a tomada do telefone fica numa parede diferente da tomada que possui a antena do prédio. Pelo que entendi da sua explicação isso vai ser um problema, porque o cabo de telefone precisa chegar no Powerbox.

    • Marcelo Rodrigo

      Jeferson,

      Na verdade não será um problema, o único detalhe – na sua situação – é que o Powerbox ficará separadamente do decoder. Ficaria mais ou menos assim:

      3 cabos até o Powerbox (DTT, DTH, Telefone)
      1 cabo do Powerbox até o Decoder
      Chegando atrás do decoder, este único cabo é ligado num splitter que dividirá o sinal em outros 3 cabos curtos (aproximadamente 40cm), que ficarão escondidos atrás da sua TV/Rack: DTT, DTH e HPNA.

  • everton luiz

    sou assi piratearnante da GVT e instalador também, ja tive outras operadoras , mas o sistema inovador da GVT garante um sinal muito bom com imagem em hd e garante q nao tem como

    • Marcelo Rodrigo

      Desculpe, mas o que é assi piratearnante?

  • Priscila

    Como é o o serviço de fidelidade?

  • Priscila

    Como é o o serviço de fidelidade?

  • Paola Mello

    Não é bem assim não .. pedi Banda Larga e Tv faz 1 mês e até agora nada.. eu ligo na central e sempre cai a ligação.. Qual é??? Fazem a maior da propaganda e depois não conseguem a resolve a atende o fluxo de clientes!!

  • Maurício Redaelli

    EU precisei desconectar o decoder e o powerbox, e agora estou com dificuldades para acertar as conexões. O meu primeiro problema é que o multiplexer não tem os nomes DTH e DTT, e sim as bandas de frequências. As conexões estão todas na mesma face do multiplexer.
    Da esquerda para a direita, elas são:

    || 5-44Mhz —- TV —- 5-2400Mhz —-Sat ||

    (aqui parece que o HPNA liga no primeiro, o IN DTT do decoder no segundo, a soma dos cabos do prédio no terceiro e o IN DTH do decoder no quarto)

    Gostaria de ajuda. Alguém entende estas conexões?

  • Maurício Redaelli

    EU precisei desconectar o decoder e o powerbox, e agora estou com dificuldades para acertar as conexões. O meu primeiro problema é que o multiplexer não tem os nomes DTH e DTT, e sim as bandas de frequências. As conexões estão todas na mesma face do multiplexer.
    Da esquerda para a direita, elas são:

    || 5-44Mhz —- TV —- 5-2400Mhz —-Sat ||

    (aqui parece que o HPNA liga no primeiro, o IN DTT do decoder no segundo, a soma dos cabos do prédio no terceiro e o IN DTH do decoder no quarto)

    Gostaria de ajuda. Alguém entende estas conexões?

  • Sávio Chaves

    No meu caso os técnicos colocaram alguma dificuldade para instalar o sinal da TV. Em certo momento até desisti do serviço, quando no momento seguinte me ligaram, pois eu não estava em casa, dizendo que estava dando certo a instalação. De fato, a quantidade de cabos é excessiva, tenho TV, INTERNET
    e TELEFONE instalados, mas a qualidade da imagem, da internet e do telefone são muito bons e pago um precinho que considero aceitável pelos serviços.

  • Sávio Chaves

    No meu caso os técnicos colocaram alguma dificuldade para instalar o sinal da TV. Em certo momento até desisti do serviço, quando no momento seguinte me ligaram, pois eu não estava em casa, dizendo que estava dando certo a instalação. De fato, a quantidade de cabos é excessiva, tenho TV, INTERNET
    e TELEFONE instalados, mas a qualidade da imagem, da internet e do telefone são muito bons e pago um precinho que considero aceitável pelos serviços.

  • jair

    isso mesmo

  • Marcos

    Bom dia!
    Moro em Campinas-SP, uso net virtua.
    Meu pai mora no interior de SP ( sitio próximo de Ourinhos ).
    O problema é que em Ourinhos não tem opção de internet, nem o 3G funcina onde ele mora.
    Pegunta:
    Se eu assinar a GVT para mim ( Campinas ), o pessoal instala aqui e eu desmonto tudo e faço a instalação em Ourinhos, vi dar certo?
    Pelo que entedi é so fazer o apontamento da antena e manter o pagamento que não terei problemas, correto?
    Obrigado

  • João Batista

    Venho tendo problemas constantes com esse PowerBox… ele vive reiniciando sozinho todo dia (às vezes até 20 vezes num só dia)… penso em isso ser talvez um problema na autenticação do decoder… sei lá, não entendo disso direito…
    A GVT tá me deixando a ver navios desde que resolvi assinar a TV… quando era somente a internet, estava perfeito!